Skip to content
terça-feira 8 julho 2025
Trending
fevereiro 5, 2025Dia Nacional da Mamografia traz um panorama preocupante sobre o câncer de mama no Brasil abril 30, 2024Justiça de São Paulo rejeita novo pedido de prisão contra motorista de Porsche dezembro 28, 2024Moraes aponta ‘absoluta má-fé’ e mantém Daniel Silveira preso julho 15, 2024Empresário de Ribeirão Preto Preso em Operação contra Lavagem de Dinheiro Relacionada ao Tráfico Internacional dezembro 26, 2024Fabricante de Motorhomes Estrella Mobil Atrasou Entregas de Veículos abril 2, 2024Traficante de Serpentes: Homem é Detido Após Polícia Descobrir 47 Cobras em sua Residência abril 2, 2024Oficina mecânica em Ilhabela enfrenta incêndio controlado pelo Corpo de Bombeiros março 19, 2025Tudo Sobre a Lipoaspiração: Tipos, Benefícios e Riscos abril 24, 2025A voz além das palavras: o desafio de incluir crianças autistas abril 18, 2024Prisão na Fernão Dias: Motorista detido com 90 Tijolos de Cocaína
Sorocaba Atual
Sorocaba Atual
Sorocaba Atual
Sorocaba Atual
  • Home
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Justiça
  • Notícias
  • Novidades
  • Home
  • News
  • Categories
  • Features
  • Shop
  • Live
Sorocaba Atual
Sorocaba Atual
Polícia
Polícia

Corregedoria e Investigação sobre Policiais Envolvidos na Segurança de Delator do PCC

Sorocaba AtualSorocaba Atualnovembro 11, 2024 2713 Minutes read0

A Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo já investigava os policiais militares que prestavam segurança ao delator Antônio Vinicius Lopes Gritzbach, figura central nas investigações contra o Primeiro Comando da Capital (PCC) e ligado a atividades de lavagem de dinheiro para a facção criminosa. O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, afirmou em coletiva de imprensa que o empresário Gritzbach, que fechou um acordo de colaboração com o Ministério Público de São Paulo (MPSP), revelou nomes de policiais civis supostamente envolvidos em extorsão contra ele.

Investigação da Corregedoria sobre Policiais Civis e Militares

A investigação teve início após a delação de Gritzbach, que detalhou ações ilegais envolvendo policiais civis. A Corregedoria da Polícia Civil convocou o empresário para que ele identificasse os policiais e os crimes que teriam cometido. Derrite destacou que o inquérito teve apoio do MPSP, que compartilhou informações da delação firmada em março. A Corregedoria instaurou um procedimento formal para apurar essas denúncias.

Além disso, policiais militares responsáveis pela segurança de Gritzbach já estavam sob investigação, uma vez que a contratação de PMs para escolta particular é considerada uma infração disciplinar. O secretário Derrite afirmou que o comportamento dos PMs chamou atenção durante uma audiência de instrução no Tribunal do Júri. Um PM que realizava a segurança no tribunal registrou suspeitas sobre a presença de outros policiais militares acompanhando Gritzbach.

Afastamento e Investigação dos Policiais Militares

A Corregedoria da Polícia Militar afastou os quatro PMs suspeitos de envolvimento com Gritzbach, que foi morto a tiros de fuzil no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Segundo o secretário, no dia do ataque, os policiais militares que escoltavam Gritzbach fizeram uma pausa em um posto de combustíveis enquanto aguardavam sua chegada, porém, um problema mecânico em uma das caminhonetes teria atrasado o deslocamento até o aeroporto.

Os PMs foram chamados a prestar depoimento sobre suas ações no dia do ataque e também sobre o envolvimento na segurança privada de Gritzbach. A Corregedoria investiga se eles poderiam estar envolvidos diretamente no homicídio do empresário, além de apurar o envolvimento de outros policiais que poderiam estar ligados ao crime organizado.

Implicações do Assassinato e Ligação com o PCC

Antônio Vinicius Gritzbach foi assassinado na última sexta-feira (8 de novembro), em um ataque no aeroporto. Ele era conhecido por colaborar em investigações contra o PCC, fornecendo informações sobre atividades ilícitas da facção, incluindo lavagem de dinheiro e envolvimento de outras figuras de alto escalão, como Anselmo Santa Fausta, o “Cara Preta”, e Claudio Marcos de Almeida, o “Django”. Ambos eram associados a Gritzbach em esquemas de lavagem de dinheiro e controlavam uma empresa de transporte urbano, a UpBus, suspeita de ligações com o PCC e atualmente sob intervenção municipal.

Procedimento de Delação e Repercussão no Judiciário

O acordo de colaboração premiada entre Gritzbach e o MPSP foi formalizado com o objetivo de fornecer informações sobre a rede de lavagem de dinheiro da facção. Ele teria revelado detalhes de operações de movimentação de quantias milionárias em criptomoedas, incluindo conflitos internos dentro do PCC, como o desentendimento com Cara Preta, supostamente relacionado a uma dívida não paga em investimentos de bitcoin.

O MPSP investiga as declarações de Gritzbach, que mencionou conhecer figuras como Cara Preta e Django em contextos de atividades empresariais aparentemente legítimas, como bingos e agenciamento esportivo. O histórico de envolvimento com o crime organizado, no entanto, o colocou na mira do PCC, levando a represálias fatais que culminaram com seu assassinato.

A Corregedoria segue apurando a conduta dos policiais mencionados por Gritzbach, e o secretário Derrite indicou que, se o MPSP tivesse compartilhado as informações antes, as autoridades poderiam ter adotado medidas preventivas.

FacebookTwitterWhatsAppLinkedInEmailLink

Sorocaba Atual

Previous post Konioca Inova com Sorvetes Amazônicos e Inaugura Flagship em Alphaville
next post 5° Congresso Internacional de Educação Parental: Telma Abrahão e Stephen Porges abordam teoria polivagal
Related posts
  • Related posts
  • More from author
Polícia

Mandante de homicídio teria investido R$ 900 mil em filme sobre o PCC, aponta DHPP

março 15, 20250
Polícia

Empresário Sérgio da Silva Cordeiro Detido por Tráfico de Drogas

fevereiro 25, 20250
Polícia

Filho de prefeito e secretária de Finanças estão entre os presos em operação do Gaeco

fevereiro 18, 20250
Load more
Read also
Brasil

School of Rock celebra o Mês do Orgulho com campanha solidária em parceria com a Casa 1

junho 23, 20250
Brasil

Medo de Rastreamento Eletrônico Cresce Entre Cidadãos

junho 11, 20250
Geral

Polícia Civil investiga morte de empresário em buraco sinalizado no Autódromo de Interlagos

junho 6, 20250
Cotidiano

COOP inaugura nova unidade de Drogaria em Sorocaba

junho 2, 20250
Geral

Mais renda e emprego para Sorocaba: Hidrolabor inaugura nova sede na região

maio 23, 20250
Saúde

Programa de saúde da COOP realiza atendimento gratuito à população de Tatuí

maio 9, 20250
Load more

Siga-nos

InstagramFollow us
Novidades
1

Prefeitura de Aparecida (SP) é alvo de operação do Ministério Público

abril 19, 2024
2

Cirurgião preso em SP é investigado por 42 mortes e 140 erros médicos no RS

dezembro 19, 2023
3

Trump Impõe Novas Tarifas e Ameaça o BRICS por Alternativa ao Dólar

fevereiro 1, 2025
4

Maior projeto de circulação de espetáculos do Brasil passa por Interlagos

agosto 2, 2024
5

Painel com Stephen Porges e Telma Abrahão explora a Teoria Polivagal

novembro 21, 2024

Sorocaba © 2025.