O 5° Congresso Internacional de Educação Parental, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de novembro de 2024 no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, será palco de um painel especial sobre a Teoria Polivagal, conduzido pela Telma Abrahão, biomédica e autora reconhecida por sua abordagem de Educação Neuroconsciente e pelo psicólogo e cientista Stephen Porges, criador da teoria. O evento, que já mobiliza mais de 1.000 especialistas, é um movimento pela educação parental no Brasil, buscando transformar lares e fortalecer famílias.
No painel intitulado “Teoria Polivagal: conectar emoções e tratar os traumas”, Porges e Abrahão abordarão como o nervo vago e o sistema nervoso autônomo moldam nossas respostas emocionais e comportamentais frente a situações de segurança e estresse. A Teoria Polivagal destaca três estados fundamentais de resposta do corpo: segurança, alerta (luta ou fuga) e colapso (imobilidade), que impactam profundamente nossas relações e reações.
“A resposta ao trauma não é uma escolha consciente, mas uma reação do sistema nervoso que busca proteger a nossa sobrevivência”, explica Porges. “Quando estamos seguros, nosso corpo permite o engajamento social e o aprendizado; quando percebemos perigo, essas capacidades são bloqueadas, e nosso foco se torna a sobrevivência”. Telma compartilha como essa teoria a ajudou a compreender respostas traumáticas da infância, especialmente ao lidar com ambientes de conflito.
Telma Abrahão, em sua abordagem Neuroconsciente, aplica esses conceitos para interpretar os estados emocionais das crianças e melhorar o aprendizado, ajudando pais e educadores a enxergarem além dos comportamentos e a entenderem suas origens emocionais. “Meu trabalho é mostrar que por trás de cada comportamento há uma necessidade emocional que merece ser respeitada”, diz Telma.
Porges conclui ressaltando o poder transformador da Teoria Polivagal. “Ao compreender como nosso corpo reage à segurança e ao perigo, podemos criar um mundo onde mais pessoas se sintam conectadas e emocionalmente saudáveis”. A teoria, que já impacta áreas como saúde mental e educação, também está sendo integrada ao trabalho do Instituto Polyvagal no Brasil, oferecendo novas perspectivas para pais e profissionais.
O painel “Teoria Polivagal: conectar emoções e tratar os traumas” ocorre no dia 14 de novembro, e será um dos pontos altos do Congresso, que promete promover discussões essenciais para a educação parental e a criação de vínculos saudáveis.
Márcia Stival Assessoria (11) 3213-4252 [email protected] https://www.instagram.com/marciastivalassessoria/?hl=pt