Skip to content
quarta-feira 18 junho 2025
Trending
janeiro 24, 2025Prazo final para regularização no Simples Nacional se encerra em 31 de janeiro fevereiro 5, 2025Bastidores da Demissão de Rodrigo Bocardi: Acusações de Ética e Investigações na Globo outubro 22, 2024Financiamento Imobiliário para Investidores: Como Estruturar Empréstimos e Linhas de Crédito abril 24, 2024Bragantino brilha: Borbas e Gustavo Neves asseguram triunfo contra o Sportivo Luqueño maio 27, 2024Idoso de 81 anos morre de dengue em Sorocaba; cidade ultrapassa 25 mil casos da doença novembro 12, 20245° Congresso Internacional de Educação Parental: Telma Abrahão e Stephen Porges abordam teoria polivagal novembro 9, 2024SOS Condomínios: A Solução Completa para uma Gestão Eficaz e Humanizada de Condomínios setembro 16, 2024Empresário Patrick Burnett é Preso pela PF Acusado de Usar Fintech para Lavagem de Dinheiro em Esquema Bilionário setembro 3, 2024A Importância do Setembro Amarelo e de Programas de Apoio Psicológico na Construção Civil abril 10, 2024São José do Rio Preto inicia Vacinação Única Contra HPV: Confira os Locais de Imunização
Sorocaba Atual
Sorocaba Atual
Sorocaba Atual
Sorocaba Atual
  • Home
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Justiça
  • Notícias
  • Novidades
  • Home
  • News
  • Categories
  • Features
  • Shop
  • Live
Sorocaba Atual
Sorocaba Atual
Justiça
Justiça

Reconhecimento Facial em São Paulo: Polêmica, Contratos Milionários e Questões sobre Transparência

Sorocaba AtualSorocaba Atualagosto 16, 2023 1532 Minutes read0

Em meio a controvérsias e questionamentos judiciais, a prefeitura de São Paulo assinou, recentemente, um contrato de R$ 588 milhões para instalar 20 mil câmeras de reconhecimento facial nas ruas da cidade. Esse projeto, que gerou fortes reações da sociedade e especialistas em privacidade, promete ser um dos maiores da América Latina, mas levanta importantes discussões sobre segurança, privacidade e transparência.

A empresa vencedora do contrato, o Consórcio Smart City SP, composto pela CLD Construtora (antiga Consladel), Flama Serviços, Camerite Sistemas, e PK9 Tecnologia, gerou preocupação devido ao histórico de denúncias de corrupção da líder do consórcio, CLD Construtora. O processo de escolha da empresa foi cercado de mistério: apesar de ter ficado em terceiro lugar, o consórcio foi anunciado vencedor, enquanto o nome dos participantes foi mantido em segredo por meses. A primeira colocada, L8 Group, foi desclassificada por razões técnicas, e a segunda, Line Service, desistiu da disputa.

A questão ganhou ainda mais atenção pela posição da prefeitura em relação à privacidade dos cidadãos. Muitos especialistas criticam o projeto, alegando que os sistemas de reconhecimento facial ainda são pouco eficazes para segurança pública e representam uma ameaça à privacidade individual. Vanessa Koetz, da organização Coding Rights, aponta que tais tecnologias, sem um debate público transparente e uma estrutura robusta de governança de dados, podem intensificar a vigilância indiscriminada e os preconceitos, transformando áreas monitoradas em espaços de segregação social.

O contexto jurídico do projeto também é denso: em janeiro deste ano, o Ministério Público abriu uma investigação sobre as possíveis irregularidades do edital, e em abril, a contratação foi temporariamente suspensa após ação movida pela Bancada Feminista na Câmara de Vereadores, mas a decisão foi revertida dias depois.

Os riscos de adoção de um sistema como o Smart Sampa são evidentes. Cidades como San Francisco, nos Estados Unidos, optaram por proibir o reconhecimento facial devido às dificuldades de controle e os potenciais abusos. No Brasil, cidades como Salvador e Rio de Janeiro já implementaram a tecnologia, mas os dados sobre sua eficácia são escassos, limitando a avaliação de sua real contribuição para a segurança.

Enquanto o contrato segue em execução e as discussões sobre os riscos e a viabilidade da tecnologia avançam, é crucial que a sociedade acompanhe de perto o impacto desse projeto nas ruas de São Paulo. A implementação de uma tecnologia tão invasiva, especialmente sob condições de licitação questionáveis e sigilo empresarial, aponta para a importância de se exigir transparência e responsabilização de cada etapa do processo.

Tags
CLD ConstrutoraConsladel)Consórcio Smart City SPPK9 Tecnologia
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInEmailLink

Sorocaba Atual

Previous post Pirâmide Financeira de R$ 7 Bilhões da Atlas Quantum é Investigada por CPI; Entenda o Caso
next post Cirurgião preso em SP é investigado por 42 mortes e 140 erros médicos no RS
Related posts
  • Related posts
  • More from author
Justiça

GRUPO CRIMINOSO❗ MP identifica deputado Binho Galinha à frente de milícia e suspeita de ocultação de bens

março 1, 20250
Justiça

STJ Mantém Prisão de Empresário Acusado de Lavagem de Dinheiro para Facção Criminosa em MT

fevereiro 25, 20250
Justiça

Empresário é Preso em Imperatriz por Crimes Contra a Ordem Tributária e Uso de Identidade Falsa

fevereiro 25, 20250
Load more
Read also
Geral

Polícia Civil investiga morte de empresário em buraco sinalizado no Autódromo de Interlagos

junho 6, 20250
Cotidiano

COOP inaugura nova unidade de Drogaria em Sorocaba

junho 2, 20250
Geral

Mais renda e emprego para Sorocaba: Hidrolabor inaugura nova sede na região

maio 23, 20250
Saúde

Programa de saúde da COOP realiza atendimento gratuito à população de Tatuí

maio 9, 20250
Eventos

Ativando o Chamado: Encontro em Alphaville capacita pessoas a viverem seus propósitos

maio 5, 20250
Trabalho

Do Caos à Estratégia: Liderança Corporativa no Mundo VUCA com Agilidade, Estratégia e Aprendizado Contínuo

abril 28, 20250
Load more

Siga-nos

InstagramFollow us
Novidades
1

Desembargador nomeado por Lula diverge e apoia cassação de Moro, mas sessão é interrompida novamente

abril 3, 2024
2

Trump Impõe Novas Tarifas e Ameaça o BRICS por Alternativa ao Dólar

fevereiro 1, 2025
3

Entre passos e pinceladas: o legado artístico de Gaby Alves na celebração do balé

novembro 24, 2024
4

Ativando o Chamado: Encontro em Alphaville capacita pessoas a viverem seus propósitos

maio 5, 2025
5

Prefeitura de Aparecida (SP) é alvo de operação do Ministério Público

abril 19, 2024

Sorocaba © 2025.