Skip to content
terça-feira 8 julho 2025
Trending
setembro 12, 2024Educação como Impulsionadora do Sucesso na Busca por Emprego março 17, 2025Bolsonaro mantém seu nome para a eleição de 2026, mesmo inelegível, e nega que vá deixar o Brasil abril 10, 2024Quadrilha do ‘Falso Leilão’: Cinco Detidos em Ação Policial Integrada entre São Paulo e Goiás abril 10, 2024Ousadia Criminosa: Motorista de Van Leva Bancos de Praça na Zona Norte de SP em Meio a Onda de Furtos dezembro 28, 2024Vice-prefeita e irmã são suspeitas de mandar matar prefeito no RN com ajuda de pastor, diz polícia julho 12, 2024Empresário de Ribeirão Preto é preso em operação que investiga lavagem de dinheiro dezembro 28, 2024Caixinha quer Galoppo, ex-Banfield, como camisa 8 do Santos dezembro 21, 2024Senado aprova limite de gastos mais rigoroso em caso de déficit; texto segue para sanção presidencial setembro 3, 2024A Importância do Setembro Amarelo e de Programas de Apoio Psicológico na Construção Civil abril 10, 2024Justiça Determina Prisões Preventivas para Envolvidos em Crimes no Interior Paulista
Sorocaba Atual
Sorocaba Atual
Sorocaba Atual
Sorocaba Atual
  • Home
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Justiça
  • Notícias
  • Novidades
  • Home
  • News
  • Categories
  • Features
  • Shop
  • Live
Sorocaba Atual
Sorocaba Atual
Advogado
Advogado

Saúde mental: Advogado explica nova norma do governo para empresas informarem riscos psicológicos

King postKing postmarço 13, 2025 1642 Minutes read0

Com o desenvolvimento da medicina, foi possível estabelecer a relação entre várias doenças mentais e emocionais com o ambiente negativo no trabalho. De acordo com o advogado Márcio Coelho, especialista em direitos trabalhistas e previdenciários, essa situação pode estar presente em inúmeras atividades profissionais, sempre que existe uma pressão emocional que o trabalhador não consegue superar.

Visando a proteção da saúde mental dos trabalhadores, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), atualizou a Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1). A partir do dia 26 de maio, as empresas em todo o território nacional deverão, obrigatoriamente, incluir em seus protocolos medidas para identificar e reduzir fatores de risco psicossocial.

“Fatores como estresse, assédio moral e sobrecarga, que comprometem o bem-estar no ambiente de trabalho, devem ser identificados e avaliados para fornecer melhores condições de trabalho aos funcionários”, explica Dr. Márcio.

O ambiente de trabalho, para além dos riscos físicos, apresenta uma gama de desafios à saúde mental dos trabalhadores. Entre os riscos psicológicos mais comuns, destacam-se:

Síndrome de Burnout

É caracterizada pela exaustão extrema do trabalhador no desempenho de suas tarefas em um ambiente de trabalho com grande competitividade. O trabalhador submetido a estas condições tenta produzir o máximo possível, com prejuízo das horas de descanso e lazer, suprimindo a sua vida particular. 

Síndrome do pânico

A síndrome do pânico afeta principalmente os trabalhadores cuja atividade os exponha a um eventual risco de vida. Nesta categoria situam-se, por exemplo, os agentes de segurança que trabalham em bancos, presídios, entre outras. 

Pessoas com esse diagnóstico não conseguem superar o trauma e vivenciam a todo momento o episódio de medo extremo. Empregados que trabalham em hospitais, particularmente nas UTIs, também podem sofrer com traumas com o óbitos de pacientes.

Assédio Moral

No assédio moral, o opressor pode ser tanto o colega de trabalho quanto o superior hierárquico. Essa situação faz com que o ambiente de trabalho fique negativo em função de repreensões, comentários jocosos e até mesmo críticas quanto ao trabalho desenvolvido pelo funcionário, principalmente quando feitas na presença dos demais colegas de trabalho. 

De acordo com Márcio Coelho, uma vez considerado o prejuízo definitivo da saúde mental do trabalhador em consequência das pressões geradas no ambiente de trabalho, será devido o pagamento do auxílio acidente de 50%. “Este benefício é pago pelo INSS, mês a mês, até o dia da aposentadoria do trabalhador, não importando quantos anos faltarem, sem prejuízo do salário. A depender da intensidade dos sintomas, será devida a aposentadoria por invalidez acidentária”, completa o especialista.

Dr. Márcio Coelho atua nas áreas trabalhista e previdenciária há mais de 40 anos. Durante sua carreira, foi presidente da Comissão de Acidentes do Trabalho da OAB-SP e é Conselheiro do Instituto Arnaldo Faria de Sá.

Márcia Stival Assessoria
(11) 3213-4252
[email protected]
https://www.instagram.com/marciastivalassessoria/?hl=pt
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInEmailLink

King post

A King post é uma empresa especializada em serviços de gerenciamento de conteúdo, publieditorial e marketing digital. Com uma equipe altamente qualificada e experiente, a King post tem se destacado no mercado pela qualidade dos seus serviços e pela satisfação dos seus clientes.

Previous post “Tem Mais nos Bastidores”: O Evento que revela estratégias de Alto Impacto e Expansão para Infoprodutores
next post Campinas Shopping garante diversão para toda a família com teatro e parque de dinossauros
Related posts
  • Related posts
  • More from author
Advogado

Kim Kardashian e Kanye West no Brasil? Especialista em Direito Criminal analisa como o sistema jurídico reagiria à suspeita de abusadores próximos de menor

março 25, 20250
Load more
Read also
Brasil

School of Rock celebra o Mês do Orgulho com campanha solidária em parceria com a Casa 1

junho 23, 20250
Brasil

Medo de Rastreamento Eletrônico Cresce Entre Cidadãos

junho 11, 20250
Geral

Polícia Civil investiga morte de empresário em buraco sinalizado no Autódromo de Interlagos

junho 6, 20250
Cotidiano

COOP inaugura nova unidade de Drogaria em Sorocaba

junho 2, 20250
Geral

Mais renda e emprego para Sorocaba: Hidrolabor inaugura nova sede na região

maio 23, 20250
Saúde

Programa de saúde da COOP realiza atendimento gratuito à população de Tatuí

maio 9, 20250
Load more

Siga-nos

InstagramFollow us
Novidades
1

O que é Gestão de Reputação Online?

agosto 23, 2024
2

Um idoso foi abandonado na estrada e percorreu 8 km a pé antes de ser resgatado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

maio 28, 2024
3

AMIG envia manifestação ao presidente do Senado contra indicação de ex-executivo da Vale para diretoria da ANM

fevereiro 20, 2025
4

O Idoso na Sociedade: Desafios para a Inclusão, Direitos e Políticas Públicas

setembro 27, 2024
5

Brazilian Fish Lança Picolé de Proteína de Tilápia para o Mercado Brasileiro

novembro 6, 2024

Sorocaba © 2025.