Skip to content
quinta-feira 12 junho 2025
Trending
janeiro 4, 2025Último foragido pela execução do bicheiro Fernando Iggnácio é preso no Paraguai abril 8, 2025Sugerido: Longevidade e Tipo Sanguíneo: Pesquisas Apontam Vantagem Para o Tipo O, Mas Estilo de Vida é Crucial fevereiro 20, 2025Desafios imobiliários em 2025 indicam também oportunidades de bons negócios dezembro 27, 2024Líder e suposto fundador do PCC é preso ao desembarcar de cruzeiro em Santos dezembro 26, 2024Histórico da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira expõe desafios estruturais; entenda os fatos novembro 6, 2024Brazilian Fish Lança Picolé de Proteína de Tilápia para o Mercado Brasileiro novembro 6, 2024Lucas Buda Assina Contrato com , Publisher das Celebridades e se prepara para lançar livro agosto 4, 2024Dono de avião que transportou presidente da OAB/ES estava na lista dos 20 criminosos mais perigosos do Espírito Santo setembro 27, 2024O Idoso na Sociedade: Desafios para a Inclusão, Direitos e Políticas Públicas outubro 25, 2024Projeto realiza oficinas gratuitas de culinária sustentável em São Paulo
Sorocaba Atual
Sorocaba Atual
Sorocaba Atual
Sorocaba Atual
  • Home
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Justiça
  • Notícias
  • Novidades
  • Home
  • News
  • Categories
  • Features
  • Shop
  • Live
Sorocaba Atual
Sorocaba Atual
Saúde
Saúde

Dia Nacional da Mamografia traz um panorama preocupante sobre o câncer de mama no Brasil

King postKing postfevereiro 5, 2025 1003 Minutes read0

O Dia Nacional da Mamografia, instituído por lei em 2008, chama a atenção para uma situação preocupante. Com base em informações disponibilizadas pelo Painel Oncologia do DATASUS, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) revela que a cobertura mamográfica pelo SUS (Sistema Único de Saúde) atinge atualmente apenas 33% da população-alvo no País. Esta constatação vem acompanhada de um dado ainda mais alarmante: 70% das mulheres atendidas pelo serviço público de saúde descobrem sozinhas o próprio tumor. “Ou seja, pela palpação das mamas as pacientes detectam por si mesmas o câncer em estágio avançado, sem mesmo terem passado pelo exame de mamografia”, explica o mastologista Ruffo Freitas-Junior, assessor especial da SBM. Nesta etapa, ressalta o especialista, as dificuldades para o enfrentamento da doença são ampliadas, assim como os custos para o tratamento, e há uma drástica redução das chances de cura.

“Este é um ano especialmente desafiador para o rastreamento e o enfrentamento do câncer de mama no Brasil”, afirma Tufi Hassan, presidente da SBM. Hoje, destaca o mastologista, para ter uma cobertura mamográfica ideal, o SUS deveria realizar o exame em mais de 70% da população-alvo.

O Brasil dispõe de 6.550 mamógrafos em uso em 2025. “Este é um número considerado suficiente para atender a população-alvo”, afirma o assessor especial da SBM, Ruffo Freitas-Junior. No entanto, o especialista observa que além dos desafios associados ao rastreamento nacional de câncer de mama e à melhoria da infraestrutura de saúde, há a necessidade de ampliar o acesso, a conscientização e a educação da população. “Estas iniciativas devem ser integradas a políticas de saúde pública para que o Brasil alcance resultados mais eficazes e equitativos”, destaca.

Pelas dificuldades de acesso à mamografia, a Sociedade Brasileira de Mastologia constata o maior aumento do câncer de mama em mulheres abaixo dos 50 anos no País. Atualmente, pacientes com idades entre 40 e 50 anos respondem por 23% dos casos da doença no Brasil. Diante desta realidade, a SBM recomenda a realização do exame a partir de 40, e não aos 50 anos, como preconiza o SUS por meio do Ministério da Saúde.

No SUS, com rastreamento bienal entre 50 e 69 anos, apenas 5% dos diagnósticos são carcinoma in situ, ou em estágio inicial; 40% são estágios localmente avançado ou metastático, “o que comprova, na prática, a total ineficácia do modelo proposto”, ressalta Freitas-Junior.

De acordo com Tufi Hassan, os desafios em 2025 incluem um novo capítulo protagonizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), responsável pela regulação, normatização, controle e fiscalização de operadoras e planos privados de assistência à saúde. Por meio de Consulta Pública, o órgão pretende a realização do rastreamento organizado de câncer de mama por meio de mamografia em beneficiárias entre 50 e 69 anos a cada dois anos. “Estamos diante de um retrocesso que exige a participação de toda a sociedade, assim como a união das classes médicas para incentivar o diagnóstico precoce que, comprovadamente, salva vidas”, pontua o presidente da SBM. “É fundamental que as ações sejam respaldadas em estudos e pesquisas para proporcionar tratamentos adequados às mulheres”, completa.

Desde a biópsia até o primeiro tratamento, observam-se diferenças entre o SUS e a saúde suplementar. Em até 30 dias, os atendimentos representaram 21,1% no SUS e 45,4% no sistema privado. Entre 30 e 60 dias, o SUS registra 34%; a saúde suplementar, 40%. Acima de 60 dias, foram 44,9% no SUS e 14,6% no sistema privado. Neste sentido, a SBM também considera fundamental a aplicação da Lei nº 12.732 de 2012, que determina o início do tratamento no prazo máximo de dois meses.

Desde 1990, a mortalidade por câncer de mama no Brasil e na América Latina, de acordo com a SBM, aumenta continuamente. “Em uma data relevante, como o Dia Nacional da Mamografia, ressaltamos a importância de defendermos a qualidade assistencial para a maior efetividade no enfrentamento de uma doença com muitas opções de tratamento e excelente qualidade de vida para as pacientes, quando detectada precocemente”, conclui o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia.

MXP Comunicação
19981788100
[email protected]
https://mxpcomunicacao.com/
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInEmailLink

King post

A King post é uma empresa especializada em serviços de gerenciamento de conteúdo, publieditorial e marketing digital. Com uma equipe altamente qualificada e experiente, a King post tem se destacado no mercado pela qualidade dos seus serviços e pela satisfação dos seus clientes.

Previous post Tecnologia impulsiona o sucesso dos restaurantes em Campinas
next post Campinas se firma como um dos principais polos de eventos do Brasil
Related posts
  • Related posts
  • More from author
Saúde

Programa de saúde da COOP realiza atendimento gratuito à população de Tatuí

maio 9, 20250
Saúde

Sugerido: Longevidade e Tipo Sanguíneo: Pesquisas Apontam Vantagem Para o Tipo O, Mas Estilo de Vida é Crucial

abril 8, 20250
Saúde

AMIG envia manifestação ao presidente do Senado contra indicação de ex-executivo da Vale para diretoria da ANM

fevereiro 20, 20250
Load more
Read also
Geral

Polícia Civil investiga morte de empresário em buraco sinalizado no Autódromo de Interlagos

junho 6, 20250
Cotidiano

COOP inaugura nova unidade de Drogaria em Sorocaba

junho 2, 20250
Geral

Mais renda e emprego para Sorocaba: Hidrolabor inaugura nova sede na região

maio 23, 20250
Saúde

Programa de saúde da COOP realiza atendimento gratuito à população de Tatuí

maio 9, 20250
Eventos

Ativando o Chamado: Encontro em Alphaville capacita pessoas a viverem seus propósitos

maio 5, 20250
Trabalho

Do Caos à Estratégia: Liderança Corporativa no Mundo VUCA com Agilidade, Estratégia e Aprendizado Contínuo

abril 28, 20250
Load more

Siga-nos

InstagramFollow us
Novidades
1

MPE denuncia sete pessoas por fraudes na comercialização e transporte de combustível

agosto 6, 2005
2

Afastamento Imediato: Caso de Assédio em Elevador Provoca Reação em Fortaleza

março 20, 2024
3

Grão-mestre da maçonaria é denunciado anonimamente ao Ministério Público

fevereiro 8, 2025
4

Filho de prefeito e secretária de Finanças estão entre os presos em operação do Gaeco

fevereiro 18, 2025
5

A pressão da XP: empresário alega prejuízos e coação envolvendo empréstimo de alto risco

agosto 27, 2024

Sorocaba © 2025.